sexta-feira, 8 de abril de 2011

Falando abobrinhas


Acho a maior injustiça que se fale da abobrinha assim, nesse tom de menosprezo. Abobrinha é leve, tem pouquinhas calorias, fibra, água, vitaminas... e é versátil e deliciosa.
Ontem de tarde eu estava no trabalho sem saber o que ia fazer para o jantar. Sabia apenas que seria uma massa e que levaria camarão. No caminho de casa fui lembrando do que tinha na geladeira e compondo a receita na minha cabeça. Bem facilzinha, em pouco mais de meia hora ficou pronta.

Ingredientes: (para três pessoas)

Massa:
300g de macarrão integral cozido em
3 litros de água
1 colher de sobremesa de sal (quem não for hipertenso pode botar mais um pouquinho, mas eu acho que não precisa)

Molho:
300g de camarão
Marinado com:
Suco de meio limão
Meia cebola ralada
Sal (no meu caso, pouco)
Pimenta do reino

Enquanto o camarão tomava um gostinho botei a água do macarrão pra ferver e preparei os vegetais:
1 cebola média cortada em cubinhos
1 abobrinha pequena cortada em cubinhos
1 colher de sopa de pimenta biquinho
10 ou 12 tomates cereja cortados ao meio

Dei uma enxugadinha nos camarões, reservando o líquido onde ele marinhou. Numa panela, coloquei uma colher de sopa de azeite, e refoguei os camarões. Aqui tem duas dicas importantes: é melhor refogar um pouquinho de cada vez, pra não juntar água. A outra dica é que não se refoga camarão por muito tempo, senão ele fica borrachudo.
Reservei o camarão e na mesma panela em que fiz o refogado, botei mais um pouco de azeite e fui colocando os vegetais nessa ordem: primeiro a cebola; quando ela muchou, coloquei a pimenta e a abobrinha e depois que essas já estavam quase no ponto, acrescentei os tomates. Depois coloquei o caldinho em que o camarão tinha marinado e deixei cozinhar um pouquinho (bem pouquinho, mesmo, pros vegetais ficarem firmes) e coloquei uma colher de sopa de requeijão ligth, adicionei os camarões. Aí foi só colocar o molho no macarrão dar uma mexidinha e jogar um pouco de salsinha picada por cima.
Tava pronto meu jantar! Ficou ótimo!
O problema é que eu inventei essa receita na hora, não sabia que ia ficar tão gostoso. Quando eu percebi que valia a pena postar essa receita, todo mundo já tinha comido e não dava mais pra tirar a foto. Fico devendo!

5 comentários:

  1. Lu, eu achei uma delicia!!! Adoro abobrinha, tomamos uma sopa aqui sempre gostosa!!! Vou seguir suas receitas, pois estou de dieta e preciso saborear coisas gostosas assim... Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Cláudia, vou querer a receita de sua sopa!Bjs

    ResponderExcluir
  3. Então fica a dica: lugar da câmera agora é na cozinha!

    ResponderExcluir
  4. Lu, acho que,tal como a abobrinha, dois outros vegetais são tidos como insípitos: couve-flor e chuchu. E aí? Lanço o desafio. É possível fazer algo gostoso (gostoso mesmo!!)com couve-flor ou com chuchu?

    ResponderExcluir