sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Fontes de inspiração


Eu já disse que adoro cozinhar. Mas, talvez não seja exatamente essa a verdade. Eu não gosto de cozinhar só prá mim, por exemplo. Eu quero, preciso, que outras pessoas comam, gostem e repitam o prato.

Mas tem alguns tipos de pessoa pra quem eu não gosto muito de fazer meus quitutes, não. Tem aquele tipo “não comi e não gostei”. Gente que tem um cardápio super limitado e não quer experimentar nada diferente. Eu até posso cozinhar para elas numa boa, mas é muito chato ter que fazer sempre as mesmas coisas. Também não gosto de gastar meus talentos com aqueles para quem o que importa é a quantidade.  Dá a impressão de que se eu servir pedra britada eles só vão reclamar se quebrarem os dentes.

Em compensação, adoro cozinhar para meu filho. É uma criaturinha exigente, mas disposto a apreciar novos sabores. E quando faz uma crítica costuma ser na medida. Ele é capaz de perceber, por exemplo, que um pouco de salsa dá um toque diferente e refrescante a pratos apimentados. Minha nora é outra pra quem eu gosto de fazer uma comidinha. Primeiro porque ela mesma cozinha bem. Segundo porque ela é curiosa com relação a comida e presta a maior atenção no que está comendo, e claro, costuma gostar do que eu faço.

Tenho um prazer especial de cozinhar para os meus amigos. Adoro casa cheia e mesa farta. Com bom papo, bom vinho e boa música, não preciso de mais nada. Pena que o dinheiro não me deixa fazer isso tanto quanto eu gostaria.

Essa receita é inspirada em duas amigas especiais: Isa, que durante meses toda vez que ia lá em casa me pedia pra fazer; e Mônica, que detesta berinjela mas disse que vai gostar se for feita por mim.

 Antepasto de berinjela e abobrinha

1 berinjela grande cortada em cubos
1 abobrinha cortada em cubos
5 dentes de alho amassados
1 lata de tomate pelado
Azeitonas pretas
Sal (no meu caso pouco), orégano, tomilho (desidratados) e manjericão (fresco) a gosto
Azeite de oliva


Refogue ligeiramente o alho no azeite e acrescente a berinjela e a abobrinha. Após os legumes suarem um pouco, acrescente uma lata de tomates pelados ligeiramente amassados. Junte o sal, o orégano e o tomilho. Deixe cozinhar, colocando um pouco de água se achar necessário. Ao final do cozimento adicione as azeitonas sem caroço e o manjericão fresco. Ta pronto!

Essa receita é uma espécie de coringa. Já usei como acompanhamento de carnes, molho de macarrão, recheio de pizza, na brusqueta, pra comer com torradas (é só cortar os legumes bem miudinhos), em fim, use como sua imaginação mandar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário